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Fespa Brasil/ExpoPrint Digital anuncia edição anual Imprimir E-mail
Escrito por Tania Galluzi   
Qui, 30 de Abril de 2015

O evento comprovou a posição de primeira grande feira de negócios do ano no setor de impressão digital e comunicação visual. Promovida entre os dias 18 e 21 de março no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, em São Paulo, a feira superou as expectativas e passa a ser anual.

Durante os quatro dias de realização da Fespa Brasil 2015 e ExpoPrint Digital foi registrada a presença de 14.236 visitantes únicos, o que significa crescimento de 8% em relação à edição an­te­rior. Para abrigar as marcas nacionais e internacionais, a área de exposição foi aumentada em 8%. Foram 12% mais expositores do que em 2013, e um crescimento ainda maior em marcas expostas: nesta edição foi atingido o número de 439 marcas.Reforçando a proposta feita pela Fespa e pela APS (organizadoras e rea­li­za­do­ras do evento) desde a primeira edição, de reinvestir no mercado, buscando pro­fis­sio­na­li­zar o setor e ­criar demandas de impressão e ne­gó­cios sustentáveis, foram organizados dois congressos gratuitos durante a exposição: o Congresso In­ter­na­cio­nal de Impressão Digital e Digital Textile Conference, já presente em outras partes do mundo e rea­li­za­do pela primeira vez no Brasil. Ambos somaram 496 participantes.A próxima edição já está marcada e o período será antecipado. A feira passa a ser ­anual e ocorrerá de 6 a 9 de abril de 2016. Outra novidade é a ­união com um terceiro evento, que acontecerá na mesma data e espaço: a Brasil Label, ini­cia­ti­va promovida entre a APS Feiras e a Fespa voltada para o segmento de impressão de rótulos.Para Alexandre Kee­se, diretor da APS Feiras, o balanço é o mais positivo possível. "Recebemos na Fespa Brasil 2015 e ExpoPrint Digital impressores vindos de todos os lugares do País. São em­pre­sá­rios buscando novos investimentos, tec­no­lo­gias e oportunidades de negócio. E tudo foi encontrado aqui”. O diretor da APS aponta alguns destaques da feira: “Tivemos uma área têxtil forte, com impressão em tecido gerando novas oportunidades de produtos e ne­gó­cios em ves­tuá­rio. Apresentamos ainda sublimação, comunicação vi­sual, rápidas e baixas tiragens; enfim, conseguimos cobrir tudo o que existe de novo”.


Produtos e Inovações

Calcgraf

A Calcgraf esteve na ExpoPrint Digital com as ferramentas que compõem seus sistemas de gestão, atendendo a todos os segmentos da indústria gráfica e empresas de qualquer porte. Com soluções ba­sea­das na internet, mesmo as empresas com restrição de investimento podem usufruir de ferramentas adequadas às suas necessidades e com baixo custo de implementação. Modulares, os sistemas trazem recursos como Web-​­to-print (B2B), portal de acesso dos clien­tes aos serviços da gráfica que permite o ge­ren­cia­men­to de pedidos via web; PCP, ferramenta di­re­cio­na­da ao controle e planejamento de produção; Apontamento Automatizado, módulo de automação dos apontamentos de produção; CRM, sistema totalmente web e integrado ao ERP Calcgraf, que possibilita efi­cien­te gestão dos processos internos em todas as ­­áreas da empresa; e o módulo de Pós-​­cálculo, que permite a personalização do cenário de análise, facilitando as consultas gerenciais, simplificando a identificação de distorções entre o que foi previsto e o efetivamente rea­li­za­do.

Canon
Em linha com os planos de expansão para 2015 com o objetivo de fortalecer sua presença no mercado gráfico, a Canon apresentou duas novas soluções voltadas para o mercado de produção, que demanda precisão e qualidade. A imagePress C800 é uma impressora colorida de alta qualidade, voltada para o setor gráfico de produção leve. Trabalha em velocidades de até 80 ppm (A4), com até 500 mil impressões mensais, imprime envelopes e em uma va­rie­da­de de mí­dias revestidas, coloridas com relevo, e texturas. Já a imagePress C60 é di­re­cio­na­da ao mercado publicitário. A tecnologia opera em velocidades de até 60 ppm (A4) e ajuste fino de calibração de cor para obter o melhor resultado possível. Faz até 250 mil impressões por mês e possui diversas opções de acabamento. Outra novidade foi a Océ Arizona 6170, que reforça a presença da Canon no segmento de comunicação vi­sual, com qualidade de impressão e versatilidade. O destaque do novo modelo, apresentado pela primeira vez na América Latina, é a velocidade. A impressora de mesa é capaz de produzir 33 placas no formato 1,22 × 2,44 m por hora mantendo a qualidade pela qual a linha 6100 é conhecida. O alvo são as empresas de comunicação vi­sual que atendem os grandes varejistas.

CotaPrint
O publicitário Thia­go Cid e o analista de sistemas Henrique Magalhães levaram uma proposta inovadora para a feira. Trata-​­se do CotaPrint, site que promete fazer a ponte entre gráficas e clien­te. Desde outubro, quando foi lançado, acumula o cadastro de 500 gráficas de todo o País, que pagam uma mensalidade para constar no banco de dados da empresa, va­rian­do entre R$ 29,90 e R$ 49,90, sendo que os primeiros 15 dias são gratuitos. Através da página, o clien­te solicita, gratuitamente, o orçamento de um produto ou serviço qualquer. O pedido é en­via­do às gráficas que informaram ser habilitadas a fazer aquele tipo de serviço e elas, por sua vez, podem entrar em contato com o clien­te via e-​­mail ou por telefone para apresentar o preço com o qual trabalham. O formato do negócio não é uma novidade na internet. Mas o CotaPrint se destaca por ser o primeiro a oferecer o serviço exclusivamente a consumidores e empresas do setor gráfico. Segundo Thia­go, o objetivo foi deixar a plataforma o mais simples possível para facilitar a vida de quem necessita de um produto gráfico. O clien­te nem precisa fazer cadastro para solicitar um orçamento. O mesmo fun­cio­na para as gráficas. Depois de receber o e-​­mail com a solicitação do orçamento, tudo corre no am­bien­te da gráfica, sem interferência do Cotaprint. A startup nasceu em 2014 e foi alavancada após receber fi­nan­cia­men­to do Gávea Angels, grupo de investidores se­dia­dos no Rio de Janeiro.

Diginove
O destaque da Diginove foi a laminadora Fo­liant Vega A, em operação no estande da Xerox. Trata-​­se de uma nova geração de equipamentos desenvolvida para processos de laminação em baixas e mé­dias tiragens, que trabalha com tecnologia de precisão para separação de folhas através de um sistema composto por um par de cilindros cujo controle e monitoramento pode ser rea­li­za­do a partir da unidade de ge­ren­cia­men­to da máquina. O sistema pode laminar filmes BOPP de 23 a 42 mícrons, ou filmes de nái­lon de até 35 mícrons, e oferece como aces­só­rios opcionais o sistema Jogger, que otimiza a vibração do equipamento, assegurando uma laminação ainda mais precisa, a unidade de recepção RU para empilhamento de itens laminados, e um rolo extra de filme para demandas mais exigentes. A linha Vega está disponível nos modelos Vega 530A, para formatos de até 53 × 75 cm, velocidade máxima de 15 metros por minuto; e Vega 400A, que conta com sistema de separação automático de folhas, velocidade para até 18 metros por minuto, acomoda formatos de até 38 × 66 cm, e trabalha com gramaturas que vão de 115 até 500 g/m2.

Durst
A Durst Brasil mostrou a nova Rho P10 160, que incorpora o mesmo conceito tecnológico e robustez da linha Durst, porém indicada para o segmento entry-​­level. Trata-​­se de uma impressora digital inkjet UV que conta com padrão sete cores, gerando pontos de 10 picolitros para reprodução de imagens e traçados com alta qualidade, podendo trabalhar com configurações de entrada de mídia por rolo ou mesa plana. Sua velocidade está estimada em 100 m2/hora, com resolução de 1.000 dpi.

Epson
A Epson destacou a linha SureColor Série F, que marcou a entrada da Epson no segmento têxtil e hoje conta com produtos de impressão direta sobre tecido (F2000) e sublimação (F6070 e F7170), equipados com a tecnologia mais recente em impressão de imagens de alta performance: o sistema de cabeças de impressão exclusivo Epson Pre­ci­sionCo­re TFP. A SureColor F2000 imprime diretamente sobre tecidos e peças de ves­tuá­rio de algodão, com velocidade que permite estampar uma nova camiseta a cada 27 segundos, tornando-​­a a impressora mais rápida de sua categoria. Com a linha de impressão sublimática (F6070 e F7170), a Epson apresentou não só impressões a velocidades de até 58,9 metros quadrados por hora, mas uma solução completa para o setor têxtil, com tintas sublimáticas específicas para o sistema de cabeça de impressão, papel tratado com baixo consumo de tinta, suporte técnico on-​­site e programa de be­ne­fí­cios Epson Rewards. Para o usuá­rio final, a principal vantagem é a economia no custo total de produção, que pode chegar até a 60% quando se usa a solução completa Epson.

Gomaq
Distribuidora das impressoras jato de tinta digital e duplicadores digitais da marca Riso, a Gomaq expôs a ComColor 9150, que permite uma impressão com a velocidade de 150 páginas por minuto, com baixos custos operacionais, aumento de produtividade e con­fia­bi­li­da­de para um desempenho su­pe­rior. Com baixo consumo de energia e sem emissão de CO₂, são consideradas, segundo o fabricante, as impressoras mais
sustentáveis do mercado.

Gutenberg
O destaque da Gutenberg em impressão digital foi sua nova representada, a Primera Inc., empresa americana es­pe­cia­li­za­da em impressoras para cria­ção de rótulos e etiquetas para as mais va­ria­das aplicações. Os equipamentos desenvolvidos pela Primera oferecem soluções para os mercados de impressão de código de barras, rótulos para garrafas, embalagem de cosméticos, etiquetas para crachás, embalagem alimentícia, rótulos de produtos para limpeza e muitas outras aplicações. A combinação de dois poderosos equipamentos Primera, a impressora LX 900 e o aplicador de rótulos AP 362, pode trazer para diversos nichos a possibilidade de personalizar rótulos com qualidade e alta tecnologia em baixas tiragens.

Heidelberg
Um pouco mais de três anos e meio após ter lançado as vendas da série de sistemas de impressão digital Linoprint C, a Heidelberg apresentou uma nova geração de impressoras digitais que oferecem desempenho ainda melhor. Os novos modelos Linoprint CV, Linoprint CP, Linoprint CE e Linoprint CM, lançados em janeiro na Alemanha, são voltados para a flexibilidade e produtividade aprimoradas na produção econômica de tiragens pequenas, personalizadas e híbridas. A Linoprint CV, com velocidade de 90 páginas A4 por minuto, alto padrão de qualidade e funções detalhadas, estabelece novos padrões em sua classe de desempenho. O sistema pode imprimir com cinco cores, tornando-​­se único em seu segmento. Além das quatro cores pri­má­rias, o sistema oferece, também, branco com opacidade elevada ou, alternativamente, um verniz com pro­prie­da­des de alto brilho como uma cor adi­cio­nal — tanto como verniz de área total ou localizado. Os usuá­rios podem escolher dentre uma grande va­rie­da­de de substratos, va­rian­do de pa­péis texturizados a meios envernizados, papel colorido e filmes sintéticos. Além disso, como a Linoprint CV é projetada para grandes formatos, os usuá­rios podem produzir brochuras ou pôsteres dobráveis de seis páginas com até 700 mm de comprimento em uma única operação. Compacta, a Linoprint CE atinge 65 páginas A4 por minuto, po­si­cio­nan­do-​­se como equipamento de entrada no mundo da impressão digital.

HP
A HP levou para a feira sua linha de impressoras com tecnologia de tinta látex. Três modelos estão expostos: HP Latex 310, 330 e 360. Desenhada para espaços pequenos e de fácil operação, a HP Latex 310 atinge velocidade máxima de até 48 m2/h, trabalhando com largura de 1,37 m. A HP Latex 330 é uma máquina versátil, com velocidade até 50 m2/h e largura de 1,62 m, enquanto a HP Latex 360, desenhada para oferecer alta qualidade e alta velocidade, chega a velocidades até 91 m2/h, na mesma largura.

IDS Mailgraf
Representante de soluções para acabamento e embalagens, a IDS Mailgraf mostrou na ExpoPrint Digital sua solução Duplo DC-​­616, equipamento que reú­ne aplicações de corte, vinco e picote em uma única plataforma. O sistema exibido no estande da Ricoh finaliza impressos produzidos na nova Ricoh Pro C7100x, como cartões de visita, fôlderes e convites com aplicações especiais. A Duplo DC‑616 possui uma série de recursos para atender à demanda de impressos sob demanda ou personalizados em toner, podendo finalizar até seis picotes, 25 cortes e 20 dobras em uma mesma etapa. Possui setup totalmente automatizado, permitindo rápida troca entre trabalhos, conta com sistema para armazenamento de padrões de trabalho, sistema de registro de marcas de registro e san­grias, e inclui ainda duas ferramentas de perfuração de ajuste ma­nual. Sua velocidade está estimada em 10 páginas por minuto.

Isidora
A nova versão da plataforma Isidora de web-​­to-print, totalmente desenvolvida no Brasil com tecnologia de ponta, traz avanços tecnológicos como impressão de dados variáveis, editor avançado, lojas prontas para uso e bi­blio­te­ca de produtos, além da exibição dos diferentes portais que já estão ativos na internet. Também foi lançada na feira, em evento rea­li­za­do no dia 19 de março, a Comunidade de Usuá­rios Isidora. “Foi uma excelente oportunidade de congraçamento, troca de ideias e vi­sua­li­za­ção de futuros ne­gó­cios para os nossos atuais e futuros clien­tes”, afirmou Andrea Costa, diretora da plataforma.

Konica Minolta
A Konica Minolta lançou ofi­cial­men­te no Brasil duas novas impressoras da série bizhub: a bizhub Press C1070P e a bizhub Pro C1060L. A primeira é um equipamento de impressão digital de alta produção que, além de inovações de design em seu hard­ware (com CPU embutida), oferece velocidade de 71 páginas por minuto à resolução de 1.200 × 1.200 dpi. Nela, também se pode trabalhar com mí­dias em gramaturas de 62 a 300 g/m2. A bizhub Pro C1060L é um equipamento que, afora operar como impressora colorida, também conta com sistema de digitalização agregado. Sua velocidade está estimada em 60 páginas por minuto e pode ser integrada a unidades de acabamento para finalização in-line de impressos como livretos e outros materiais promocionais. Presentes em ambos os modelos estão inovações únicas da família Konica Minolta. Entre elas, a possibilidade de se configurar padrões de retículas em opções que vão da estrutura con­ven­cio­nal (de amplitude modulada, AM) à estocástica (frequência modulada, FM), ­ideal para reprodução de maior qualidade de imagens com ­­áreas de gradações de cores, ou para eliminar problemas de moiré
e steps de impressão.

Oki Data
A Oki Data destacou na feira as impressoras que possibilitam a impressão com toner branco e ­clear. A C941 é o único equipamento cinco cores com tecnologia de impressão LED e uma nova referência para a área gráfica. O modelo é compatível com o ­Fiery XF 5, soft­ware de ge­ren­cia­men­to de cores e controle de fluxo de trabalhos gráficos, e possibilita a impressão no formato A3+ de provas de cor e de conceito, cria­ção de mocapes em mí­dias escuras de até 360 g/m2 e personalização de rótulos e embalagens em vinil adesivo, com toner branco e ­clear. Além disso, é possível fazer banners de até 33 cm × 132 cm e imprimir duplex em mí­dias de até 320 g/m2. Já a impressora C711WT tem fácil utilização e permite a impressão colorida, além do branco, em vá­rios tipos de mí­dias como transfers, pa­péis coloridos e ­clear, em formato A4 e gramaturas de até 250 gramas. Além desses modelos, foi apresentada na feira a C911, impressora A3+ que possui o menor índice de intervenção técnica do mercado, segundo o fabricante.

Ricoh
O grupo in­dus­trial japonês enfocou a nova linha de equipamentos de produção Ricoh Pro C7100x. O novo produto é ­ideal para pequenas e mé­dias empresas, com sofisticado acabamento, velocidade máxima de 90 páginas por minuto e qualidade de impressão de até 1.200 × 4.800 dpi. A impressora utiliza papel com gramatura de até 360 g/m2 e oferece acabamento premium, compatível com uma vasta gama de substratos, o que permite diversos tipos de aplicações como embalagens, rótulos, peças de mar­ke­ting, livros, folhetos e cartões de visitas. Além disso, o novo produto pode integrar uma quinta cor às suas impressões (branco ou transparente), permitindo aplicações com brilho branco ou claro. A segunda novidade foi a plataforma 1 to 1 Crea­te. O novo soft­ware, ba­sea­do em nuvem, permite que pequenas e mé­dias gráficas ofereçam serviços de mar­ke­ting para seus clien­tes. A plataforma conta com um site onde a empresa pode acessar todas as ferramentas, exemplos e dicas ne­ces­sá­rias para rea­li­zar campanhas de mar­ke­ting que permitam ava­liar de maneira precisa o retorno sobre o investimento do clien­te (ROI).

Rotatek
Além das máquinas de fabricação própria, como impressoras híbridas e offset, a Rotatek tornou-​­se parceira de marcas tradicionais no segmento de impressão digital. Entre elas a Kodak, da qual a Rotatek expôs em seu estande a NexPress SX3300, impressora digital eletrofotográfica de alta qualidade. Com cinco cores, o equipamento é capaz de reproduzir as cores de processo CMYK e simular padrões de cores Pantone, empregando o método de passada única para impressão frente ou frente e verso, qualquer que seja a imagem reproduzida. A quinta unidade de cor é usada para aplicação de cores especiais (RGB), tinta dourada, tintas metalizadas, efeitos de texturas e relevos com efeitos 3D, verniz fosco e brilho, marca d’água, tinta invisível para impressão de segurança, tintas aromatizadas e neon. A NexPress SX3300 pode imprimir 6.000 folhas por hora, formato A4 na cor preta e/ou policromia 4/0 ou 5/0, com diferentes níveis de cobertura, frente e verso automático sem redução de velocidade padrão. A máquina é indicada para os segmentos edi­to­rial, pro­mo­cio­nal, embalagens, etiquetas e rótulos e impressão de álbuns.

Sharp
Um dos destaques da Sharp, que participou pela primeira vez de uma feira do setor, foi a nova mul­ti­fun­cio­nal monocromática A3, a MX-​­M754N, ­ideal para soluções de impressão com dados variáveis. O equipamento é capaz de processar e imprimir trabalhos via Adobe Post­Script ou PCL, com velocidade de até 75 páginas por minuto e em uma resolução de 1.200 × 1.200 dpi. Quem passou pelo estande também pôde conferir as multifuncionais coloridas A3 MX-​­2640N e MX-​­5141N sendo utilizadas em técnicas inovadoras como a prova de cor certificada e a produção de pho­to­book. Outra atração preparada pela fabricante japonesa foi a solução em controle de impressão, contabilização e ge­ren­cia­men­to eletrônico de documentos, possibilitada graças às multifuncionais coloridas A4 MX-​­C301 e MX-​­C300W e à mul­ti­fun­cio­nal monocromática para papel A3 MX-​­M365N. Todas são impressoras que contêm a plataforma para integração de soft­ware, oferecendo um sistema exclusivo e disponível para cria­ção e edição de novas aplicações, capaz de gerar total integração
com qualquer outro soft­ware.

T&C
Durante a ExpoPrint Digital, a empresa apresentou soluções de provas digitais, sinalização, fotografia e sublimação da Epson, com destaque para a impressão direta em tecido Epson Surecolor SC-​­F2000; o plotter de recorte digital da Summa; exemplos de enobrecimento digital da Scodix; e impressoras digitais LED da Oki. No espaço da T&C foi exposto também o lançamento da Konica Minolta, a bizhub Press C1070P, equipamento de impressão digital de alta produção que, além de inovações de design em seu hard­ware, traz velocidade de 71 páginas por minuto com resolução de 1.200 × 1.200 dpi, sendo possível trabalhar com mí­dias em
gramaturas de 62 a 300 g/m2.

Xerox
A Xerox, acompanhando lançamento mun­dial, apresentou na feira duas novas opções de toner, dourado e pra­tea­do, para a impressora X1000. A aplicação pro­por­cio­na impressão com textura marcante em va­ria­das gradações de dourado e pra­tea­do, seguindo a escala Pantone. Com os novos toners, a X1000, lançada há cinco anos, capacita-​­se a produzir até mesmo itens de segurança como marcas d’água e personalização, além de destacar objetos ou a página inteira, o que a torna ­ideal para a impressão de ma­te­rial pro­mo­cio­nal como catálogos, folheteria para mala direta e embalagens que exijam acabamento em dourado ou pra­tea­do. A Xerox afirma ser a primeira empresa do setor a oferecer tinta seca prata na velocidade nominal. Rápida e com amplo alcance, a X1000 imprime 100 páginas por minuto.

Artigo publicado na edição nº 92